Um "cadinho" de mim

São Luís, Maranhão, Brazil
Rita Luna Moraes Assistente Social e Bacharel em Direito. Servidora pública federal aposentada.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Que NEM que nada: Um pouco de banquinho e violão

Embalada pela narrativa do filme "Filhos de João", que esteve em cartaz no Cine Praia Grande, apresentando a construção do grupo musical "Novos Baianos", homenageio o "Pai" - o grande João Gilberto, neste ano em que completou 80 anos, com 2 vídeos comemorativos e memoráveis. (compartilhados abaixo via youtube)

Mais que um registro histórico da existência dos "Novos Baianos" e da influência de JG, o documentário serve para além de resgatar um momento musical. Reafirma o que de melhor temos em nossa MPB: a simplicidade genuína, longe dos apelos midiáticos. E ainda destaca a importância que o Centro Popular de Cultura (CPC) da UNE teve àquela época como forte mobilizador da cultura brasileira. 

Deparei-me, há 2 semanas, de novo, com o CPC/UNE em outro filme "Cabra Marcado pra Morrer", a que assisti, mais uma vez, para um trabalho acadêmico em Direito Agrário. É muito salutar reviver estes momentos, quando hoje assistimos à fragilidade e adesismo do Movimento Estudantil Universitário brasileiro e ao recrudescimento da questão agrária em nosso Estado, com muitos "cabras" marcados pra morrer. Servem, ambos, para refletir.

* Aprendi a gostar de João Gilberto graças a uma grande amiga - Beth Pinto -  lá pelos idos da 1ª metade da década de 80 do século passado, quando iniciava minha juventude. De lá pra cá, aprofundei meu olhar e ouvido musicais. Plural que sou, gosto imensamente de música, desde que me emocione. E gosto igualmente de cinema, aqui com os ensinamentos e bom gosto de outra amiga - Ana Cláudia.

Dedico-lhes esta breve louvação à música e ao cinema.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo!
Sou favorável à liberdade de opinião.
Logo, não haverá censura!
Valemo-nos, sempre, do bom senso e da ética.