Um "cadinho" de mim

São Luís, Maranhão, Brazil
Rita Luna Moraes Assistente Social e Bacharel em Direito. Servidora pública federal aposentada.

sábado, 6 de outubro de 2012

VOTO NELSINHO, 13555: NÃO VOTO NA SUJEIRA

Neste sábado, véspera da eleição municipal, acordei cedíssimo, para os meus padrões: às 6 e meia já estava lavando louças (minha terapia doméstica). Ao som de um coro de passarinhos que fizeram uma Assembleia no fio da TV a cabo. 
Fui ao Centro da cidade, para, igualmente, tratar de afazeres domésticos, antes do sol começar a esquentar a cabeça. Já na saída de casa, deparei-me com uma avalanche de "panfletos" em que aparece o candidato Edivaldo Jr. e Carlinhos Cachoeira (que dá nome a uma CPI, da qual não tivemos mais notícias neste período). Por toda a Praça Deodoro e adjacências e no Renascença II, aonde também andei, foi o que vi: mais propaganda eleitoral jogada ao chão aumentando ainda mais a sujeira na cidade. 
Vi no twitter a denúncia de que "aviões" jogaram tais panfletos: pode ser, tal a forma como os vi espalhados. Além de sujarem a cidade, sujam a democracia! Claro que os opositores do candidato Holanda Jr. são os principais suspeitos. Não me cabe a investigação, mas a repulsa a este tipo de campanha. Detalhe: Não voto no candidato Holanda Jr.
Como também não voto em quem comete qualquer sujeira. Aqui compreendida sob um amplo aspecto, para além do material, mas, especialmente, ético.
Sei que a cada dia fica mais difícil se acreditar nas pessoas quando se coloca o campo da política e o seu exercício nos diversos espaços de poder. Mas o que será de nós, sem a esperança e por ela continuar a vida?!
Nestas eleições, não fiz campanha como das outras vezes e muitos conhecidos e amigos "estranharam" e me perguntaram sobre minha posição. Para alguns, diretamente, expressei-a e hoje o faço neste meu espaço, que privilegiadamente, tem seus leitores.
Comentei 2 debates de candidatos a Prefeito de São Luís "em tempo real" no twitter. Até compartilhei as observações do primeiro. Foi o que meu tempo permitiu-me. Gosto do debate político e da participação nos processos democráticos. Nada de omissões. Amo minha cidade e as pessoas que nela vivem e a desejo muito melhor do que está hoje!
Voto no candidato NELSINHO (13555) para a Câmara de Vereadores. Decidi sozinha, logo no início, sem conhecê-lo pessoalmente! Chamou-me a atenção seu propósito: "por uma nova cultura política". Depois, informei-me e soube que integra a "resistência petista", que vem lutando para manter o PT no campo da luta por  transformações sociais. Bem mais à frente, identifiquei outras valorosas pessoas que também o apoiavam. Acompanhei, mesmo de longe, sua campanha eleitoral: limpa, sob todos os aspectos - as bicicletadas, em vez das carreatas; as reuniões nas comunidades; os cartazes afixados sem sujar a cidade; nada de santinhos no chão e mais que tudo isso, propostas para uma cidade que valorize sua gente e o ambiente em que vivemos. Renovação se faz com propostas e ações concretas e não "trocando seis por meia dúzia". Assim penso e deste modo me conduzo na vida.
Depois é que decidi meu voto para Prefeito e, nestas eleições, VOTO PSOL 50 e aqui expresso minha decisão pela necessidade de fortalecimento de uma posição política que faça a crítica às posições conservadoras do PT, tanto a nível nacional quanto local. Penso que não voltarei a atuar em partido político, mas acredito ser fundamental associar-me às ideias que possam conduzir, novamente, ao campo das lutas pelas transformações sociais. Tenho concordâncias e discordâncias com propostas e ações do PT, do próprio PSOL, do PSTU e da "nova política" (segmento defendido por Marina Silva, uma referência). 
No nosso caso, merecem ainda meu destaque, (como já disse no twitter), os candidatos Eliziane Gama, do PPS, que se saiu bem no debate da TV e em sua campanha como um todo, inclusive, atraindo para São Luís Marina Silva, semeando outros ares ao debate político e Marcos Silva, do PSTU: conheço Marcos desde que era liderança sindical dos trabalhadores da COPEMA e já no início da campanha disse que ele está amadurecido e faz uma necessária participação no cenário político, nos fazendo lembrar das históricas e contemporâneas lutas sociais. 
Sem pretensão de influenciar o voto dos que me honram com sua leitura, expresso minha confiança de que "só a luta muda a vida" (de longe pra mim, o melhor slogan) e na luta diária, para muito além das eleições, tenho esperança de que "dias melhores virão". 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo!
Sou favorável à liberdade de opinião.
Logo, não haverá censura!
Valemo-nos, sempre, do bom senso e da ética.