Um "cadinho" de mim

São Luís, Maranhão, Brazil
Rita Luna Moraes Assistente Social e Bacharel em Direito. Servidora pública federal aposentada.

domingo, 5 de janeiro de 2014

Para refletir um pouco sobre os acontecimentos na nossa cidade

Penso que o estado de pânico em que nos transformaram os recentes acontecimentos possa induzir muitos dos maranhenses a desejar a volta aos quadros da segurança pública do Sr. João Alberto, conhecido por sua "mão de ferro", para dizer o menos. Quero deixar minha humilde opinião: quem conhece a história recente NUNCA cairá nessa tentação. 

Paremos de compartilhar a falsa impressão de que mais violência nos trará mais tranquilidade. Devíamos já ter deixado a barbárie na Idade Media: no pensar e no agir.

As raízes dos nossos problemas estão fincadas para além dos presídios e suas mazelas - estes se mostram como a face visível, agora. 

NADA justifica mais violência nem da parte dos presos nem da parte do Estado. Muito menos da parte de nosotros, sociedade civil, que ao desejarmos e reivindicarmos ações de maior violência, reproduzimos as bases da violência instaurada. 

Reafirmo o que gostaria de trazer para refletirmos: as raízes desse estado de coisas e as possíveis alternativas de solução, que passam longe de mais brutalidade, venham de onde vierem! 

Indignação deve combinar com sabedoria e serenidade, em tempos de cólera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo!
Sou favorável à liberdade de opinião.
Logo, não haverá censura!
Valemo-nos, sempre, do bom senso e da ética.