Um "cadinho" de mim

São Luís, Maranhão, Brazil
Rita Luna Moraes Assistente Social e Bacharel em Direito. Servidora pública federal aposentada.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Carta* Aberta ao amigo Gilberto


Querido amigo,

Estive hoje em “nosso” prédio: fui finalizar a entrega do Apartamento. Engraçado, que, mesmo já tendo saído há 20 dias, somente agora considero que “me despedi”. Não estavas em casa, claro: era horário de trabalho! Enquanto aguardava a finalização de um reparo, fui tomar água no vizinho e eis que encontrei meu objeto terapêutico à espera de tratamento: hora de lavar a louça! (rsrsrs)

Meu caro amigo, quero expressar aqui todo o meu agradecimento por estes dois anos de convivência na vizinhança física. Quão intensos foram pra mim!

Durante a “terapia doméstica de lavar louças”, relembrei muitos de nossos momentos. De como me acolheste, com tua amizade e carinho, em um momento decisivo de minha vida. De como me fizeste repensar muito o meu caminhar. De como respeitaste o meu silêncio. De como compartilhei contigo minhas incertezas e emoções. De como me permitiste descobrir um outro olhar sobre mim mesma e sobre os que me cercam. De como me incentivaste a retomada com afinco dos estudos. De como nos divertimos. De como sorrimos de nós mesmos. De como dançamos, juntos, sem nos importarmos com a quantidade de gente. De como choramos juntos, emocionados, relembrando momentos de cada um. De como ouvimos, um do outro, os projetos e planos para o futuro...

Diria muito mais, sabes bem: contudo, resumo por aqui esta “reflexão” matutina, numa sexta-feira, que, longe de ter sido melancólica, com tantas lembranças, reavivou meu ânimo para concluir este ciclo e iniciar outro tão importante quanto.

Tenho certeza de que, quando caminhamos com os amigos ao nosso lado, que nos dão a mão, o afeto, o abraço e o silêncio, a caminhada fica muito mais tranquila. Senti-me assim, nestes tempos. E, sem dúvida, tens a ver com isto.

Nestes últimos dois anos, reencontrei minha essência, que andava “escondida”, por única responsabilidade minha. Em um desses momentos da vida, quando a gente “se acha perdido”. Sei que fiz pessoas sofrerem e se preocuparem comigo. Fui muito ajudada e sou muito grata a todos e todas que, paciente e carinhosamente, não me largaram no meio da calçada. Ainda que respeitassem meus momentos de “silêncio”, eu sabia que estavam ali a me olhar.

Alguns amigos, perguntam-me por que “divulgo” as Cartas que escrevo dirigidas a uma pessoa, especialmente e por que razão me exponho. Respondo-lhes que “compartilho” (antes mesmo disso ser “moda” no Facebook) para que se espalhem entre nós as boas emoções, nestes tempos de liquidez de sentimentos e atitudes (no pensar do sociólogo Zygmunt Bauman – "Vida Líquida","Amor Líquido",“Tempos Líquidos”, todos pela Editora Zahar).

Valho-me, para coroar este novo momento, da poetisa Cecília Meireles: “Eu canto porque o instante existe e a minha vida está completa.”

Com um forte abraço e um beijo no teu coração, receba minha amizade pra toda a vida,


P.S. Continue comprando desengordurante. É melhor para lavar a louça, junto com detergente. (rsrsrs)

* Sei que pensas que Carta se envia pelo Correio e que, neste veículo, é e-mail, mesmo. Mas não adianta... Vou continuar a escrever Cartas via internet. Nada contra o método tradicional, (fui uma “habitué” neste particular por muitos anos), mas se posso me valer hoje deste meio, uso-o... Ah, comprometo-me, ainda, em não me estender, além do necessário. Estou treinando a síntese de meus sentimentos (se isto for possível!...).

6 comentários:

  1. “I'll take your part (…). Like a bridge over troubled water, i will lay me down.” Simon & Garfunkel.

    ResponderExcluir
  2. Ritinha,

    Lindo lindo (como diz Bento), adorei mesmo.
    Bem conheço esses 'momentos de silêncio" só não os chamo assim, chamo-os momentos de ema de Rita, ou seja, cabeça enfiada na terra, escondida, só!!!
    Senti tua falta em nosso último encontro! Mas acredito que tenha sido um dos momentos de ema!!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. "Eu ficarei ao teu lado...Como uma ponte sobre águas turbulentas,eu irei me colocar." Uma "tradução" do belo e querido post de W. Adoro essa música de Simon & Garfunkel.
    Obrigada, querido amigo W. Sei que estás ao meu lado. Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Olá, menina,
    Que bom ler tua carta. Linda!Todo mundo merece um amigo Gilberto. A vida fica mais rica. Abraços. Salviana

    ResponderExcluir
  5. Querida Salviana,
    Tua sensibilidade captou esta verdade: "A vida fica mais rica." Então, sou milionária, pois tenho Gilberto, tu e outros e outras que enriquecem minha vida.
    Abraços,

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo!
Sou favorável à liberdade de opinião.
Logo, não haverá censura!
Valemo-nos, sempre, do bom senso e da ética.